terça-feira, 27 de Março de 2012

Benfica

Isto hoje está a ser uma baixa produção... nunca mais é hora de luz...

Keynesianismo

Keynesianismo não rima com custo de oportunidade.

A ideia que é preciso gastos para estimular não resolve uma questão prévia: de onde surge a possibilidade de gastar? Os recursos têm de ser reafectados. Eles não estão simplesmente parados, à espera que nada aconteça, e prontos para serem colhidos pelos estimuladores.

Os recursos se pretendem usar para estimular economias são os mesmo recursos que deixam de ser utilizados noutras actividades. Quanto valem essas "outras actividades"? Esse é o custo de oportunidade que deve ser usado para avaliar a benesse do estímulo.

Creio que muitos políticos acreditam que o custo de oportunidade é zero, ou seja, que os recursos não estariam a fazer mais nada se não estivessem a estimular a economia. Esta é uma grande falácia da política económica keynesiana.

Se o custo de oportunidade fosse zero... mas não é.

segunda-feira, 26 de Março de 2012

Economia e a Recuperação

O cartoon desta semana do The Economist oferece uma excelente descrição do actual estado de coisas. Numa altura em que muitos falam de recuperação da economia mundial e encontram sinais positivos em todos os indicadores, os factores de incerteza continuam a ser muitos. Tal como num passado recente houve um pessimismo excessivo, podemos agora também caminhar para um optimismo excessivo.

terça-feira, 20 de Março de 2012

Isto sim vale a pena

De ideias boas se constroem frutos melhores. Esperemos que isto pegue em força. A ideia tem qualidade, e os protagonistas também. My Social Project é como se chama rede, e quando tiver activa cá ficará o link.

sexta-feira, 16 de Março de 2012

Só para quem ainda não sabe

Vou andar por aqui: http://www.rbbecon.com/ a lutar contra os malvados das autoridades da concorrência.

Notícias

O que mais me choca nesta notícia (lida através do blog O Insurgente) nem é a parvoíce da associação. É a implicação indirecta que somos todos burros e que não sabemos ler.

Por favor parem de me chamar parvo.

Animal Farm

Todos iguais, mas uns mais iguais que outros.

sábado, 10 de Março de 2012

Titulos

Recentemente na edição online do Público encontrei uma notícia com o titulo "89% da população mundial já tem acesso a água potável". Na minha opinião o titulo é lamentável, pois penso que o comentário mais apropriado á noticia é o de que  "Apenas 89% da população mundial tem acesso a água potável". O facto de actualmente 11% da população mundial continuar sem acesso a água potável é lamentável e só revela que ainda há muito por fazer. Infelizmente, a situação cómoda em que muitos se encontram, leva-nos muitas vezes a relativizar o problema, dando origem a titulos como o do Público.